Oftalmologista especialista em Retina e Vítreo, o médico Dr. Edenilson Carvalho Júnior oferece atendimento humanizado para doenças que podem levar a pessoa à cegueira caso haja demora no diagnóstico, controle e tratamento.
Doenças como a retinopatia diabética, a degeneração macular relacionada à idade – DMRI, a retinopatia hipertensiva, as oclusões vasculares, a degeneração miópica, as infecções como as uveítes, tumores, o descolamento da retina, dentre outras comorbidades, podem e devem ser acompanhadas e tratadas.
Para tanto, conte com consultas completas que incluem os exames mais modernos da atualidade, permitindo tratamentos assertivos, praticados nos maiores centros da especialidade do mundo, como por exemplo a utilização de medicamentos capazes de bloquear o desenvolvimento dos danos vasculares na retina, além da cirurgia de vitrectomia.
Causada pelo aumento da pressão nos vasos sanguíneos da retina, além de poder levar à perda da visão, pode causar problemas graves como tromboses venosas da retina, catarata, descolamento de retina, hemorragia vítrea e glaucoma ocular. A prevenção e o monitoramento são essenciais para o controle da doença.
Ocorre quando um trombo impede o retorno do sangue para a circulação do corpo, o que leva ao surgimento de hemorragias e edemas, que podem variar o grau de severidade. Os principais tratamentos são os de foto coagulação com laser, as injeções intraoculares de medicamentos e a cirurgia nos casos de hemorragia na cavidade vítrea.
Alterações na estrutura dos vasos sanguíneos da retina que podem levar à visão turva e distorcida, manchas na visão, perda da visão periférica ou central e, até mesmo a cegueira.
Ocorre com o processo natural do envelhecimento, muito comum em pessoas com mais de 55 anos de idade, prejudicando a visão de perto e de longe. O tratamento é fundamental para diminuir os avanços da doença.
Pessoas míopes, sobretudo as que apresentam mais de 7 graus, são mais propensas ao acometimento da Degeneração Macular. O controle é a principal forma de prevenção, e todas as alterações da retina do míope podem ser detectadas por meio do mapeamento da retina.
As uveítes são as doenças inflamatórias que acometem a membrana da retina, causando a queda na capacidade visual se não forem diagnosticadas e tratadas. Vermelhidão, coceira nos olhos, cansaço, visão turva e manchas na visão são alguns sinais de que há algo errado.
Os tumores são raros e, quase sempre, quanto mais cedo diagnosticados e tratados, mais chances a pessoa terá de preservar a visão. Contudo, em estágios avançados, pode levar ao câncer no olho, que pode ser curado por meio de colírios, radioterapia local e pequenas cirurgias.
Ocorre quando a retina se desloca da parte mais profunda do olho, causando baixa na visão, manchas e flashes luminosos na visão, podendo inclusive levar à cegueira. Apesar de ser grave, o descolamento tem cura por meio cirúrgico.
A cirurgia de vitrectomia é um tipo de cirurgia ocular indicada para tratar problemas da retina e do vítreo do olho. É usada em diversas doenças, onde o oftalmologista remove o vítreo, que é substituído por uma solução salina, gasosa ou de óleo de silicone. Cada uma destas opções tem indicações próprias e vantagens.
A vitrectomia pode ser associada a outra cirurgia no mesmo momento, sendo mais comumente feita junto com a cirurgia de catarata. E caso a pessoa já tenha sido submetida a cirurgia de catarata com lente intraocular, esta não é danificada durante a vitrectomia.
Dentre as indicações mais comuns para a realização da vitrectomia, estão: o descolamento de retina; a retinopatia diabética; a hemorragia vítrea; as opacidades vítreas; membrana epirretiniana; buraco macular, além dos traumatismos oculares.
E, assim como outras cirurgias, envolve riscos e potenciais complicações, que devem ser discutidas entre o paciente e seu médico antes do procedimento. Os principais, apesar de pouco comuns, são aumento da pressão ocular e catarata, além de baixa visual e sangramentos.
Se sua indicação for a cirurgia de vitrectomia, fique tranquilo. Agende sua consulta para saber mais a respeito.
CRM-DF 14813 | RQE 7696
Oftalmologista especialista em Retina e Vítreo da Auge Hospital de Olhos.
Formação
Visão plena, vida saudável
Veja o que os pacientes falam a respeito dos tratamentos realizados
Respostas rápidas para suas dúvidas mais comuns
Sim. A Retinopatia Diabética, além do mau controle glicêmico, pode vir a surgir por fatores como o tabagismo, a hipertensão arterial e o colesterol alto.
Sim. No caso da Degeneração Macular Relacionado a Idade – DMRI, por exemplo, as mulheres e pessoas brancas são as mais acometidas pela doença que tem como principais fatores de risco a idade, consumo de bebida alcoólica, alimentação muito gordurosa e pobre em frutas e verduras, exposição ao sol sem proteção, hipertensão, obesidade e tabagismo.
Sim. O ômega 3 oferece ação comprovada no combate às inflamações crônicas no corpo humano e, especificamente, nos olhos, protegendo os fotorreceptores responsáveis pela visão. Além disso, ajuda a controlar os sintomas da Síndrome do Olho Seco, anomalia que interfere na produção das lágrimas, o que prejudica a lubrificação dos olhos.
Não. A vitrectomia é um procedimento cirúrgico pelo qual o vítreo é removido em um olho e substituído, geralmente com um gás ou líquido. Este procedimento é usado para o tratamento de diversas doenças oftalmológicas, como descolamento de retina, tromboses venosas, hemorragia vítrea e buraco macular. Contudo não é a única solução, aliás, na ordem, a última solução.
Sim. Em geral, manter uma vida saudável e consultar sempre um oftalmologista é suficiente para prevenir as doenças da retina e, mesmo em casos em que a prevenção não seja suficiente, o monitoramento e as práticas saudáveis de vida podem retardar o avanço das doenças. Fazer exercícios físicos com regularidade, manter uma dieta equilibrada, fazer o uso de vitaminas e antioxidantes com certeza fazem a diferença no combate e prevenção das doenças oculares.
As moscas volantes são pequenos pontos escuros, manchas, filamentos, círculos ou “teias de aranha” que parecem se mover na frente dos olhos. Elas se formam quando o vítreo se solta da retina e podem ser percebidas mais facilmente durante a leitura ou quando se olha fixamente para uma parede vazia. Nem sempre as moscas volantes interferem na visão, mas às vezes essas partículas bloqueiam a luz e lançam sombras na retina. E, na maioria dos casos, ela apenas causa um incômodo ao paciente!
E-book completo e ilustrado que preparei com explicação e cuidados.
Tema: Retina: Conheça sua importância e cuidados essenciais.
Para baixar GRÁTIS preencha o formulário abaixo e clique em enviar
Auge Hospital dos Olhos. Copyright © Todos os Direitos Reservados